terça-feira, dezembro 04, 2007

Jornalismo vs. Entretenimento

Sinceramente já não sei que barreira separa estes dois conceitos.
Ou será tão ténue que já se tornou uma espécie de médium? Assim tipo a Melinda Gordon no "Entre Vidas" ou no "Em Contacto"... (sim, a série é a mesma, mas o nome é diferente conforme o canal em que é transmitida...)

Mas voltando à questão deste post...
Será que o jornalismo já pisou de tal forma o risco do entretenimento que não é possível recuar?

Falo disto, porque é ver jornalistas (ou devo dizer "infotainers"?*) a "manchar" a sua própria imagem...
Alguém me diz porque é que vemos a Clara de Sousa como júri de um programa de-gra-dan-te? (o que é que ela percebe de música, já agora...) Ou é vê-la na revista Caras com o título de mulher mais sexy... (isso realmente é extremamente importante no que diz respeito à forma como ela exerce a profissão...)

Ou ainda um cd de Manuela Moura Guedes com uma cover de "Foram cardos, foram prosas"... (E cantar em directo não? Já agora durante o telejornal... Ainda bem que ela já não o apresenta, senão ainda lhes passava esta ideiinha pela cabeça...)

Onde é que isto vai parar?...

*Pessoas que praticam infotainment (information+entertainment)

2 devaneios:

Anónimo disse...

"Ou ainda um cd de Manuela Moura Guedes com uma cover de "Foram cardos, foram prosas"... "
Ai credo se a Manuela Moura Rodrigues... ups, Guedes, se põe praí a cantar estamos perdidos... mas pronto, a mulher lá não canta mal, mas ela que se dedique... bom, não vou dizer ao jornalismo porque acho que está visto que para essa área ela não tem assim muito... hum... talento... por isso ela que se dedique ao tricot...
Acho que se ela lê isto ainda sou valeada hihihi...

Gostei muito do texto... e li-o em primeira mão! =D

Lunabeijinho

cristiana disse...

Não é bem sobre esses aspectos que o jornalismo está ameaçado...
Não interessa particularmente o que os jornalistas fazem fora dos seus locais de trabalho, bem que a Clara de Sousa podia fazer strip, não nos diria respeito, muito menos seriamos dignos de julgar.
A parte crucial dos jornalistas está no momento em que dizem "está no ar", aí sim, têm que ser profissionais, e é quando a situação muda de aspecto.
Desde as expressões absurdas que fazem quando reportam uma noticia, influenciando o espectador a um juiz de valor, aos conteúdos absurdos da grande percentagem das noticias. A base do jornalismo actual é o sensacionalismo, e isso sim destrói o jornalismo português. Restão poucos jornalistas que ainda se conseguem afastar da ténue linha entre o jornalismo e entretenimento/ sensacionalismo. Mas bom trabalho, é bom saber que as pessoas se interessam sobre estes assuntos que abalam tanto a sociedade, mas que esta não tem olhos atentos para se aperceber.
Cumprimentos
Cristiana Ribeiro