terça-feira, dezembro 19, 2006

Blogues serão órgãos de comunicação daqui a dez anos*

A influência nas decisões é tal que passarão a concorrer com os meios tradicionais

Os blogues estão a tornar-se num fenómeno cada vez mais relevante e dentro de dez anos serão considerados órgãos de comunicação equiparados aos meios tradicionais, revelam as conclusões de dois estudos apresentados ontem em Paris, França.
O blogue será um “meio de comunicação social como os outros”, afirmaram os investigadores Dave Sifry, fundador do motor de pesquisa americano “Tecnorati”, e Alexis Helcmanocki, responsável do instituto de sondagem francês IPSOS, no encontro internacional Web3.
“A ideia de que somos ao mesmo tempo produtores e consumidores, podendo contribuir activamente para as nossas próprias decisões e as dos nossos amigos e vizinhos, será tão natural no futuro como é hoje ler um jornal”, acrescentou Sifry.
O facto de 60 milhões de blogues estarem catalogados no fim de Setembro leva a crer que o blogue se vai impor entre os utilizadores destes diários na Internet. De acordo com o último recenseamento do motor de pesquisa “Tecnorati”, o fenómeno está a conquistar rapidamente novos espaços linguísticos, nomeadamente chineses (dez por cento) e japoneses (33 por cento), que assim sucedem aos blogues em inglês, ainda líderes com 39 por cento.
Segundo o estudo realizado pelo instituto IPSOS, 61 por cento dos 2214 inquiridos estão a par dos blogues. O questionário foi feito a residentes de França, Grã-Bretanha, Itália, Alemanha e Espanha.
O estudo do IPSOS permite apurar que os blogues influenciam os comportamentos de consumo de quem os consulta, tendo 34 por cento dos entrevistados respondido que podem renunciar a uma compra após ter lido comentários negativos sobre o produto num blogue.

*notícia publicada no jornal “Metro”, do dia 13 de Dezembro de 2006

2 devaneios:

Anónimo disse...

Hum... isto faz-me lembrar estranhamente a matéria de online. K medo!
Por acaso é muito interessante. Estava a pensar sobre isso no outro dia. E tb a pensar que aqui n tenh cm ler o Metro pk n ando de transportes e n tnh metro perto de casa.
É um pco assustadora a ideia de que os blogs têm vindo a ganhar mais e mais importância.
A vdd é que uma vez que tendemos à especialização, n é de admirar que os blogs sejam os orgaos de comunicação do futuro. Se virmos bem, muitos dos blogeuiros partem das noticias para escrever os seus blogs...
Hum... acho que podia ter usado esta info no exame =P

Anónimo disse...

isto faz me lembrar pscico, o computador vai substituir os meios de comunicaçao tradicionais! oh oh tou a começar a ficar malukinha! psico n! psico n!
vou tomar os comprimidos!
bb
lololol